quinta-feira, 15 de março de 2012

Nota de aplicação: manual de conversão de dados

Conversão de dados analógico para digital (e vice versa) é um meio que temos para "traduzir" dados do mundo analógico para o microcontrolador ou microprocessador, como por exemplo sensores de temperatura, transdutores de pressão, acelaração, entre outros. Hoje em dia microcontroladores possuem uma série de periféricos internos que dispensam o uso de componentes externos, porém tem casos que não devemos abrir mão dos circuitos conversores e condicionamento de sinais analógicos.
Um ebook muito interessante para quem quer entender os tipos de conversores analógico digital, a história, características e aplicações foi escrito por Walt Kester, sendo uma literatura especiamente escrita para os engenheiros de desenvolvimento que, rotineiramente, utilizam conversores analógico digital, digital analógico e outros circuitos relacionados.
Tópicos abordados: história da conversão de dados, fundamentos de amostragem de dados, arquiteturas de conversores de dados, processo e tecnologia dos conversores, testes dos conversores, interfaceamento, circuitaria de suporte, aplicações e técnicas de desenvolvimento de hardware.
Confira este ebook (em inglês) em http://www.analog.com/library/analogDialogue/archives/39-06/data_conversion_handbook.html

data conversion




Nenhum comentário:

Postar um comentário