segunda-feira, 2 de abril de 2012

Linux em um microcontrolador de 8 bits?


Linux é geralmente considerado um sistema operacional para máquinas mais "potentes", máquinas de até 20 anos atrás. Mas seria possível rodar um Linux em uma máquina antiga de mais de 20 anos atrás?  Querendo desafiar a ideia preconcebida de que o Linux exige um computador feito nos últimos 20 anos, Dmitry construiu o "pior PC Linux" em torno de um microcontrolador de 8 bits simples.
O ATMega1284p usado não tem muito a oferecer, tanto quanto de RAM de apenas 16 kilobytes de SRAM e 128 kilobytes de memória Flash. Embora isso possa ser volumoso do mundo incorporado, é muito pouco em comparação com os gigabytes de memória RAM e espaço em disco rígido, mesmo um netbook de baixo custo. Para resolver este problema, Dmitry usou uma antiga mémória RAM SIMM e um cartão SD de1 Gigabyte que serve como disco rígido do PC.
Linux necessita de um processador 32 bits e uma unidade de gerenciamento de memória (MMU), algo que o microcontrolador insignificante não tem. Para Dmitry, a melhor solução foi  emular um processador ARM em um AVR. Não temos certeza se estamos lidando com genialidade ou loucura aqui, mas se mostrou um exercício de aprendizagem valioso em escrever um emulador ARM.
Confira este interessante projeto em http://dmitry.co/index.php?p=./04.Thoughts/07.%20Linux%20on%208bit


pior pc linux

Nenhum comentário:

Postar um comentário