quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Construindo um clássico arcade em um FPGA

As antigas máquinas de fliperama (ou arcade) da década de 70 e 80 eram feitas com microcontroladores de 8 bits, geradores de som e vídeo, memórias, etc. Apesar da complexidade de hardware, tudo funciona em perfeita harmonia. Eram quase que únicas para cada jogo. Hoje com o advento de novas tecnologias e microcontroladores mais velozes é possível que um jogo seja implementado, em muitos casos, em um único dispositivo. Agora, é possível redesenhar o hardware de uma dessas máquinas em um FPGA, emulando perfeitamente o hardware original? Sim, é possível. No site http://papilio.cc, Alex  mostra uma conversão do jogo Bomb Jack (um jogo de 1984) em um FPGA. Vejam que este jogo originalmente rodava em um hardware baseado em um Z80, geradores de áudio AY-3-8192, memórias e um punhado de CIs TTL, entre outros circuitos. O resultado deste trabalho, com toda documentação e código-fonte você poderá encontrar em http://papilio.cc/index.php?n=Playground.BombJack

Bomber Jack FPGA

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