sábado, 4 de fevereiro de 2012

Robô de Monitoramento Remoto

Um projeto de graduação de 2007, feito pelo atual engenheiro Daniel Zidoi. Este robô utiliza microcontrolador PIC16F877A, vários sensores e com câmara wireless. Um software PC capta as imagens, controla o robô e gera um log de todos os movimentos feitos pelo robô.
Parabéns Daniel pelo seu trabalho!




sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Roupa EletroAxé

O Carnaval de Salvador é uma grande festa e sabemos que o brasileiro tem muita criatividade. Carlinhos Brown (que dispensa apresentações) usou no Carnaval de 2011 uma "roupa percussão" feita com Arduino, uma espécie de bateria ambulante. Os artistas Kyle McDonald e Lucas Werthein criaram esta roupa onde Carlinhos Brown pode se apresentar nas ruas de Salvador. O que será que Carlinhos Brown irá aprontar no próximo Carnaval?
Confira este projeto na íntegra: http://www.lucaswerthein.com/?p=187






quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Faça você mesmo um programador JTAG para FPGA Altera

Este é um programador "caseiro" de FPGA Altera, contruído pelo Somun. É apenas um microcontrolador PIC e alguns componentes discretos para fazer uma interface JTAG com um FPGA. É apresentado em duas versões: um com o PIC18F2550 e outro com o PIC18F14K50.
Confira este programador no site: http://www.sa89a.net/mp.cgi/ele/ub.htm

jtag pic

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Microcontrolador genuinamente brasileiro

Uma boa notícia quando se trata de tecnologia nacional. O programa CI-Brasil com o objetivo de criação de empresas de semicondutores e microeletrônica no Brasil selecionou algumas Design Houses para desenvolvimento de circuitos integrados. Duas delas, a Santa Maria Design House e Chipus criaram o ZR16, um microcontrolador RISC de 8 bits. Confira os detalhes deste projeto neste link: http://www.tec.abinee.org.br/2011/arquivos/s205.pdf
Mais detalhes sobre o programa CI-Brasil você pode conferir neste link: http://www.tec.abinee.org.br/2011/arquivos/s202.pdf


Microcontroller

Chaves para abrir o portão da garagem é coisa do passado...

A filha do Tod tem o péssimo hábito de esquecer a chave da garagem. Procurando uma maneira de resolver este problema resolveu implementar uma solução com Arduino e com um módulo Wi-Fi 802.11b/g. O resultado final você pode ver no site http://www.dinnovative.com


Arduino Wi-Fi

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, ou ainda deixe uma sugestão ou crítica para deixar o Portal MCU cada vez melhor!

Carregador de bateria LiPo USB usando o MCP73831

Paul Asselin em seu blog descreve o seu projeto de um carregador de baterias LiPo (Lithium Polymer) usando o MCP73831.
A parte 1 do artigo descreve a concepção do MAX1555 e o projeto final usando o MCP73831, incluindo o esquemático e layout na parte 2.


carregador LiPo USB



Nota de aplicação: dicas de layout para RF e sinais misto

Uma interessante nota de aplicação da Maxim dá dicas para layout de PCBs para sinais de RF e sinais mistos. Dicas muito boas para você que faz layouts. Veja a nota de aplicação para mais informações.

PCB RF



terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nota de aplicação: LM5022 DC/DC boost controller

O CI LM5022 da National Semiconductor foi desenvolvido para ser um controlador boost de alta potência, com frequência de PWM de até 2MHz, onde é possível a utilização de capacitores e indutores com valores baixos. Interessante para ser usado em vários projetos. Veja o datasheet para mais informações.

boost converter

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Clássico dos anos 60, tocada por uma "banda eletrônica"

Se você possui uma impressora quebrada, um HD com problemas e algumas sucatas de eletrônica, espere um pouco. Antes de jogar fora, dê uma olhada neste vídeo. O usuário do youtube bd594 usou partes de sucata e com criatividade montou uma "banda" que toca um clássico dos anos 60: The Animals - House of The Rising Sun. Veja o resultado final:


Semáforo para Daltônicos

Uma aplicação interessante e inovadora para motoristas Daltônicos. O professor do SENAI de Sorocaba, São Paulo Rodrigo Jacomini em entrevista dada ao SBT demostra o semáforo. Este utiliza um microcontrolador PIC16F877A.
Parabéns professor Rodrigo pela iniciativa!



Circuito série... tem alguma coisa errada!

Este é um típico caso onde a teoria não corresponde a realidade. Neste vídeo vemos um circuito série formado por uma bateria, um resistor, três chaves e três LEDs. Quando finalmente é montado o circuito... tem alguma coisa errada!