sábado, 25 de fevereiro de 2012

Nota de aplicação: proteja suas baterias contra inversão da fonte

Zeeshawn Shameem, engenheiro de aplicação da Maxim, escreveu uma nota de aplicação onde descreve uma maneira de proteger baterias Li-Ion (íon de lítio) a partir da inserção reversa no carregador . O circuito é uma célula da bateria Li-Ion com um circuito carregador e um adicional comparador analógico projetado para detectar quando a bateria está inserida de forma errada e desconectar do carregador.
Confira esta nota de aplicação em http://www.maxim-ic.com/app-notes/index.mvp/id/4572

bateria


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Gerador de padrão para TV

Quando estamos montando uma aplicação com microcontrolador para a geração de sinal de TV e não dá certo, com este gerador de padrão para TV você consegue tirar as dúvidas, se é problema de hardware ou software.
Ajoy Raman construiu este gerador de padrão para TV usando inversores 74C14 para gerar sinais de temporização diferentes e combinando com algumas portas NAND 74C00 portas para conseguir um gerador de padrão para TV (CCIR-B).
Confira este gerador em http://www.ajoyraman.in/TVPG.html

generator

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nota de aplicação: Microcontrolador com núcleo 8051 da Microchip

Você não leu errado! Em abril de 2010 a Microchip comprou a SST, uma empresa especialista em memória Flash. Com isso a Microchip passou a oferecer o portifólio da SST e um destes produtos é um microcontrolador com núcleo 8051. Amostras estão disponíveis.
Confira mais em http://www.microchip.com/wwwproducts/Devices.aspx?dDocName=en549557


8051

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Faça suas orelhas de gato animatrônico

Se você é um cosplay ou conhece algum amigo cosplay, este animatronic é muito legal! Trata-se de um par de orelhas de gato controlados por um microcontrolador AVR ATTiny13. As orelhas são controladas por servomotores e os efeitos controlados por um botão. Confira este animatronic em http://www.instructables.com/id/Animatronic-Cat-Ears/?ALLSTEPS



terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Circuito mínimo auto power on para fontes ATX

Este circuito é muito útil se você tem um PC com fonte ATX. Quantas vezes quando ocorre uma queda de energia você tenta religar sem sucesso. Para solucionar este problema, normalmente desligamos o PC da tomada e depois de alguns segundos religamos na tomada e ai conseguimos ligar o PC.
O PC de Dizzy encontrava com o mesmo problema e resolveu com um simples circuito que você mesmo pode implementar e adicionar na entrada do pino de Power On.
Confira esta solução em https://sites.google.com/site/dizzy324/auto-poweron-circuit


ATX

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Microamperímetro com auto escala

Este é um artigo publicado na revista russa Радио (Radio), número 12, 2009. Ele utiliza um circuito com o MAX4372F como sensor de corrente, um microcontrolador PIC16F684 e o LCD driver PCF8566. O microamperímetro consegue medir correntes baixas (de 0,05μA até 10mA).
Confira este projeto em http://mcs.uwsuper.edu/sb/Electronics/Ameter/



amperimetro


domingo, 19 de fevereiro de 2012

Nota de aplicação: dimmer com microcontrolador

Dimmer são circuitos muito empregados não só em iluminação mas em controles simples de temperatura sem a medição através de algum sensor, como alguns controladores de temperatura para ferro de solda.
A Microchip em 1997 disponibilizou uma nota de aplicação onde um microcontrolador de 8 pinos, o PIC12C508, é utilizado para controlar o ponto de disparo de um TRIAC, e com isso a luminosidade da lâmpada. O código fonte facilmente pode ser adaptado para outros modelos, como por exemplo o PIC10F200. Confira esta nota de aplicação em http://www.microchip.com/stellent/idcplg?IdcService=SS_GET_PAGE&nodeId=1824&appnote=en011202


dimmer