sábado, 3 de março de 2012

Um gerador de sinal digital super simples e barato

Enquanto geradores de funções ou geradores de sinais analógicos são onipresentes em sua utilidade, não vimos muito sobre geradores de sinal digital. Felizmente Dilshan fez um gerador de sinal digital de 8 canais, que é incrivelmente simples de construir e vem com um programa PC para editar os padrões do seu computador.
O hardware simples é composto por um PIC18F2550, conector USB, e os pinos do PORT como os únicos componentes principais. Esta placa serve como a saída de hardware para o software Kidogo. Este software fornece uma interface muito agradável  para gerar sinais lógicos de 5 volts em oito canais separados que irá ajudar imensamente explorar seu mundo digital.
Com uma ótima interface e muito fácil de construir hardware, podemos facilmente ver o hardware Kidogo encontrar o seu caminho para bancadas de todo o mundo.
Confira este gerador de sinal digital em http://jayakody2000lk.blogspot.com/2012/02/kidogo-8-channel-usb-digital-signal.html



sexta-feira, 2 de março de 2012

Nota de aplicação: manual para componentes SMD

Muitas vezes quando fazemos um layout para placa de circuito impresso temos dúvidas em relação ao dimensional de certos componentes. A boa prática diz que devemos ter o datasheet (folha de dados) do componente e nele fazer (ou conferir) o footprint de acordo com as medidas apresentadas. Mas para componentes passivos em SMD? O documento apresentado mostra o dimensional dos componentes passivos em SMD, facilitando assim a elaboração do layout.
Confira este documento (em inglês) em http://www.fpga4fun.com/external/SMD/smdman.pdf

SMD

quinta-feira, 1 de março de 2012

Reproduzindo arquivos WAV com ATmega32


Este é um projeto interessante onde vemos a utilização de um microcontrolador para a reprodução de arquivos WAV. Vinod Stanur em seu blog mostra a construção de um player (tocador) de áudio WAV usando um microcontrolador. Ele iniciou o desenvolvimento usando um microcontrolador PIC. Mas o microcontrolador que ele estava usando não tinha RAM suficiente para alocar como um buffer de reprodução. Quando ele pôs as mãos em um ATmega32 sua mente voltou-se para o projeto, fazendo até o fim.
Ele aproveitou um controle remoto da TV para o controle do sistema. O armazenamento do áudio é fornecido por um cartão SDcardA reprodução utiliza dois buffers de 512 bytes. Um alimenta a saída, enquanto o outro é preenchido a partir do cartão de memória. Quando o buffer de saída é esgotado os dois são trocados e o processo continua.
Confira este projeto em http://blog.vinu.co.in/2012/02/tv-remote-controller-high-quality.html







quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Utilize suas pilhas AA ao máximo e ajude a natureza

Baseado na nota de aplicação do MCP1640, um conversor boost síncrono, Ray fez um dispositivo que pode ser acoplado em um protoboard e que extrai toda a carga existente de pilhas AA, que normalmente os equipamentos acabam deixando de funcionar antes de esgotar a sua carga total. Com os atuais programas de reciclagem de pilhas e baterias, este circuito com certeza irá dar uma sobrevida a estas pilhas antes de ir para reciclagem.
Seu projeto usa apenas um CI, o MCP1640, junto com um punhado de componentes passivos. O circuito eleva a tensão de saída, já que este circuito pode funcionar com apenas 0,65V, ou seja, com duas pilhas com uma tensão com pouco mais de 0,3V.
Confira este projeto em http://rayshobby.net/?page_id=1383
Não deixe de conferir a nota de aplicação em http://www.microchip.com/wwwproducts/Devices.aspx?dDocName=en547080


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PossessedHand - técnica de controle da mão por estímulos elétricos

Emi Tamaki, Takashi Miyaki e Jun Rekimoto da Universidade de Tóquio criaram um dispositivo chamado PossessedHand que estimula eletricamente os músculos para treinar alguém para tocar koto, um instrumento de cordas japonês.
Os 'triggers' dos dedos do PossessedHand foram colocados precisamente com eletrodos. Dezesseis articulações da mão podem ser controlados de forma independente, colocando um eletrodo no músculo que controla a articulação e um eletrodo terra sobre o tendão desse músculo. Os usuários do PossessedHand não relataram dor a partir do dispositivo, quando foram enviados 30V que os eletrodos enviam ao músculo.

Controle de mão com Arduino

Veja este artigo (em inglês) em: http://dl.dropbox.com/u/1358070/CHI2011/PossessedHand_CHI2011.pdf


Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, ou ainda deixe uma sugestão ou crítica para deixar o Portal MCU cada vez melhor!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Controle um LCD 16x2 com apenas 2 vias

Os LCDs 16x2 são utilizados em vários projetos com microcontroladores, microprocessadores e até mesmo em interfaces com PC (USB, serial ou paralela). Gaurav Chaudhary em seu blog demostra que com o uso de um circuito bem simples com um CD4094 (outros tipos podem ser experimentados, como 74HC4094), um diodo e um resistor é possível "serializar" um LCD 16x2. Esta técnica foi aplicada em um microcontrolador PIC12F675, mas pode ser perfeitamente aplicada a qualquer microcontrolador.
Confira este circuito em http://www.circuitvalley.com/2011/12/two-wire-serial-lcd-16x2-graphics.html

lcd 16x2

domingo, 26 de fevereiro de 2012

EyeMario: controle o Mario com o piscar dos olhos!

Nós já vimos vários jogos onde podemos controlar usando guitarras, baterias, movimento corporal, armas, etc., mas você já imaginou jogar Mario Bros. somente com movimentos oculares? O pessoal da Waterloo Labs fez um projeto muito interessante: eles construíram um sistema para controlar o Mario com movimentos oculares. Ao contrário dos outros sistemas de detecção de movimentos oculares por uso de imagem para detectar onde você está olhando, este usa eletrodos sobre os músculos no seu rosto.
Veja este projeto interessante em http://zone.ni.com/devzone/cda/tut/p/id/11966#toc2


Não esqueça de ver também em "Additional Resources" do link acima:
Developer Zone Tutorial: eyeMario EOG Design Overview
Developer Zone Tutorial: Nintendo Communication in the "eyeMario" Video
NI Community: eyeMario Application Code