sábado, 10 de março de 2012

Nota de aplicação: guia de aplicações linear, conversores de dados e interfaceamento

Este é um guia que devemos ver sempre fácil para consultas em diversos projetos, afinal, microcontrolador sozinho não faz milagre! A Texas Instruments lança um guia de aplicações para seus amplificadores operacionais, comparadores, conversores de dados, reguladores de tensão, chaveadores PWM e interface. A maioria dos fabricantes tem estes componentes e eles podem ser uma grande ajuda quando você precisar substituir um componente linear que não estiver mais disponível.
Confira este guia em http://www.ti.com/lit/sg/slyc114/slyc114.pdf

I2C matrix


sexta-feira, 9 de março de 2012

Nota de aplicação: utilizando o hardware SPI nos microcontroladores XMEGA

SPI é uma interface de full duplex, e com um baixo custo baixo permite alta velocidade de comunicação entre o mestre e escravo. SPI não tem um protocolo específico de alto nível, o que significa que não há quase nenhuma sobrecarga. A desvantagem é que não há reconhecimento e controle de fluxo, e o mestre nem sequer sabe da presença do escravo. É utilizado para interfacear outros CIs em torno do microcontrolador, como memórias, RTCs, LCDs, entre outros. Este tipo de barramento existe na maioria dos microcontroladores atuais, sendo possível ainda a implementação por software.
A Atmel disponibiliza uma nota de plicação para os microcontroladores AVR XMEGA
Confira esta nota de aplicação em http://www.atmel.com/Images/doc8057.pdf (em inglês) e o código fonte em http://www.atmel.com/Images/AVR1309.zip


SPI bus

quinta-feira, 8 de março de 2012

Robô que se equilibra com apenas duas rodas

Quem nunca viu seguranças ou policiais usando o famoso Segway? Em alguns lugares apelidado de "a coisa", é uma especie de robô, onde com um conjunto de sensores e um microcontrolador ou microprocessador rápido, e ele consegue manter-se equilibrado. É o mesmo princípio do pêndulo invertido.
Lauszus Kristian, consultor e projetista da TKJ Electronics projetou um robô parecido com o Segway, que consegue manter-se equilibrado com apenas 2 rodas. No desenvolvimento deste projeto, Kristian criou a biblioteca bluetooth para um joystick PS3 tanto para Arduino e dispositivos FEZ. No entanto, não contente com o desempenho do FEZ, um microcontrolador mbed NXP LPC1768, que é um ARM Cortex-M3, execução 96MHz, foi incorporada no projeto.
Confira este projeto em http://blog.tkjelectronics.dk/2012/03/the-balancing-robot/



Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, ou ainda deixe uma sugestão ou crítica para deixar o Portal MCU cada vez melhor!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Nota de aplicação: múltiplos botões com apenas 2 vias

Existem diversas formas de aumentar o número de I/Os do microcontrolador, seja multiplexando as vias ou utilizando expansores de I/Os. A Maxim possui um expansor de I/O 1-Wire DS2408, onde com apenas duas vias temos a alimentação e a comunicação. Nesta nota de aplicação vemos uma forma de aumentar o número de botões com apenas duas vias. Confira esta nota de aplicação em http://www.maxim-ic.com/app-notes/index.mvp/id/4849

buttons


terça-feira, 6 de março de 2012

Bafômetro usando PIC12F683

O bafômetro (em inglês breathalyser) é usado pelas nossas autoridades de trânsito com o objetivo de se evitar graves acidentes. Existem diversos sensores de álcool como o MQ-3 e este foi utilizado pelo Giovanni para a construção do seu próprio bafômetro usando o PIC12F683. Confira este projeto em http://www.settorezero.com/wordpress/alcool-tester-con-pic12f683/ 

bafômetro PIC

segunda-feira, 5 de março de 2012

Outro projeto de maximização de pilhas AA

Aqui é um outro circuito que pode ser usado para comprimir o potencial remanescente a partir de baterias supostamente mortas. Assim como o AASaver que foi publicado aqui em 29/02/2012, no site http://www.dr-iguana.com vemos este circuito para maximizar o uso das pilhas antes de ir para a reciclagem.
Ele utiliza o SC120SKTRT que é um conversor boost síncrono capaz de gerar de uma tensão de 1,8V a 5V em função das escolhas dos resistores de retorno. Você pode deixar os resistores fora e a saída padrão de tensão será de 3,3V. Este regulador custa mais do que o MCP1640 utilizado no AASaver, mas parece utilizar componentes menos passivas fazendo para um espaço menor.
Confira este projeto em http://www.dr-iguana.com/prj_5VBoostRegulator/

pilha AA

domingo, 4 de março de 2012

Faça você mesmo um ECG com Propeller


O ECG (eletrocardiograma) é um exame que é feito para verificar arritmias cardíacas. Ray em seu site demostra o uso do microcontrolador Propeller para construir um ECG, onde a placa com este microcontrolador recolhe os dados dos batimentos cardíacos e enviado ao PC.
A placa é composta por eletrodos (onde o usuário coloca os polegares direito e esquerdo), amplificador de instrumentação AD627, filtro passa baixa usando o amplificador operacional TC1029 e o microcontrolador Propeller. Para o envio de dados é passado por um fotoacoplador (para garantir o isolamento elétrico) e em seguida é enviado via serial.
Ray estabelece uma longa lista de advertências e precauções que devem ser seguidas antes de baixar seus esquemas e firmware.
Confira este projeto em http://www.rayslogic.com/propeller/Programming/PropEKG/PropEKG.htm


ECG