sábado, 17 de março de 2012

Eletro-Calc: uma calculadora multiuso

Alguns circuitos que usamos no dia a dia são comuns, mas nem sempre lembramos da fórmula. Por exemplo, você lembra de como é a fórmula do timer 555 no modo astável? Pois bem, pensando nisso o Tiago José Ávila criou um software que pode rodar diretamente em uma pendrive, sem a necessidade de alguma instalação! 
Veja o que o software pode te ajudar:
1 - LM317: Fonte de tensão
2 - LM317: Fonte de corrente
3 - Diodo Zener: Fonte de tensão/referência
4 - Timer 555: Astável
5 - Timer 555: Monostável
6 - Comparador Schmitt-Trigger (com amplificador operacional)
7 - Amplificador Não Inversor (com  amplificador operacional )
8 - Reatância capacitiva (XC)
9 - Reatância indutiva (XL)
10 - Filtros passivos (passa baixa e passa alta)
11 - Divisor resistivo de tensão (até 4 resistores e 3 saídas)
12 - Dimensionamento de trilhas para PCI (placa de circuito impresso)
13 - Resistores (tabela de cores)
14 - Resistência equivalente (até 4 resistores: série/paralelo/misto)
Confira este software em http://eletrocalc.6te.net/
Parabéns Tiago José Ávila pelo software!


Eletro-Calc

sexta-feira, 16 de março de 2012

Circuit Lab: esquemático, simulação e compartilhamento

Muitas vezes para resolvermos algum problema de hardware ou até mesmo validar algum circuito antes de fazer o protótipo com maiores chances de funcionar de primeira, recorremos ao uso de simuladores. Existem vários no mercado e alguns bem interessantes.
O Circuit Lab é uma ferramenta online e que não requer nenhuma instalação, você usa diretamente no browser! Você pode fazer esquemáticos, simular e ainda guardar e compartilhar os esquemáticos e simulações.
Confira o vídeo abaixo e veja mais detalhes em https://www.circuitlab.com/


quinta-feira, 15 de março de 2012

Nota de aplicação: manual de conversão de dados

Conversão de dados analógico para digital (e vice versa) é um meio que temos para "traduzir" dados do mundo analógico para o microcontrolador ou microprocessador, como por exemplo sensores de temperatura, transdutores de pressão, acelaração, entre outros. Hoje em dia microcontroladores possuem uma série de periféricos internos que dispensam o uso de componentes externos, porém tem casos que não devemos abrir mão dos circuitos conversores e condicionamento de sinais analógicos.
Um ebook muito interessante para quem quer entender os tipos de conversores analógico digital, a história, características e aplicações foi escrito por Walt Kester, sendo uma literatura especiamente escrita para os engenheiros de desenvolvimento que, rotineiramente, utilizam conversores analógico digital, digital analógico e outros circuitos relacionados.
Tópicos abordados: história da conversão de dados, fundamentos de amostragem de dados, arquiteturas de conversores de dados, processo e tecnologia dos conversores, testes dos conversores, interfaceamento, circuitaria de suporte, aplicações e técnicas de desenvolvimento de hardware.
Confira este ebook (em inglês) em http://www.analog.com/library/analogDialogue/archives/39-06/data_conversion_handbook.html

data conversion




quarta-feira, 14 de março de 2012

Faça o seu próprio conversor USB para serial

Sabemos que nos PCs não temos a porta serial para podermos estabelecer um elo entre a nossa aplicação e o PC. Ai temos algumas saídas, como portar o código para um microcontrolador com USB device (que nem sempre é fácil portar o código) utilizar um conversor serial USB comercial, ou ainda usarmos um CI bastante popular: o FT232 da FTDI
Johan von Konow fez o seu próprio conversor que pode ser utilizado em vários projetos. A placa compacta foi feita de tal maneira que não há necessidade de se utilizar um conector, a própria placa é o conector.
Confira esta placa bastante útil em seus projetos em http://vonkonow.com/wordpress/2012/03/usbserial-pcb/


USB RS232 converter


terça-feira, 13 de março de 2012

Dongle USB gera e "digita" suas senhas para que você não ter que lembrar

Como muitas empresas, o empresário Joonas Pihlajamaa necessita que ele altere sua senha de tempos em tempos. Em vez de ter uma forma complexa, mas fácil de lembrar senha, ele construiu um pequeno dispositivo USB para fazer o trabalho para ele.
Ele "desmantelou" uma pendrive, e no lugar um ATtiny85, mais meia dúzia de componentes e um pequeno pedaço de placa padrão. Ele programou um ATtiny85 para atuar como um teclado USB que "digita" a senha. O dongle USB não só "digita" a senha, como também  pode gerar uma nova senha com algumas teclas simples.
Confira este projeto em http://codeandlife.com/2012/03/03/diy-usb-password-generator/


segunda-feira, 12 de março de 2012

domingo, 11 de março de 2012

Nota de aplicação: gerador de clock com Si52144


Várias vezes quando desenvolvemos algum trabalho com microcontrolador ou lógica digital como CPLD ou FPGA, precisamos alterar o clock a fim de acertarmos alguma base de tempo como por exemplo, funções de delays ou de comunicação serial.
A Silicon Labs desenvolveu o Si52144, que é um gerador de clock diferencial, que pode gerar quatro clocks  simultaneamente. O dispositivo tem quatro saída de hardware e entradas para permitir a configuração destas saídas de clock. Além dos pinos de controle de hardware, existe pinos de programação I2C para configuração do clock. Veja mais detalhes deste gerador de clock em http://www.silabs.com/products/clocksoscillators/clock-generators-and-buffers/Pages/pci-express-clocks.aspx



clock generator