sábado, 24 de março de 2012

Programador de microcontroladores AVR

Se você quer iniciar os seus estudos com o microcontroladores AVR, esta é a oportunidade de começar. Este é um gravador de microcontroladores AVR que facilmente você pode fazer em casa. O programador USBasp é um gravador de microcontroladores AVR que utiliza a interface USB e não requer nenhum componente especial e compatível com várias plataformas (Linux, Mac OS X e Windows).
Confira este gravador em http://www.fischl.de/usbasp/

programador AVR USB

sexta-feira, 23 de março de 2012

Chico Anysio 1931 - 2012

Vocês devem estar se perguntando: o que o grande mestre do humor, Chico Anysio e eletrônica tem em comum? Vejam esta fantástica letra da música quando ele e Arnaud Rodrigues (outro grande mestre do humor) cantaram como Baiano e Os Novos Caetanos:


Música: Nega
Baiano e Os Novos Caetanos


Nega, a cor da pele me incendeia
É cor de meia-noite e meia
É luxo pro seu homem só


"Viu, neguinha, é isso aí..."


Nega, a cor da pele me incendeia
É cor de meia-noite e meia
É luxo pro seu homem só


"Faço do meu canto a neura existencial. O conteúdo do cotidiano, o dia-a-dia da vida. A eletrônica está substituindo o coração. A inspiração passou a depender do transistor, o poeta, de aço, de poesia programada... é demais pra meus sentimentos, tá sabendo?" 


Descanse em paz Chico!



Osciloscópio com PIC18F2550 e LCD 128x24 (KS0108)

Quem já viu na rede vários projetos com o display gráfico LCD128x64 (controlador KS0108) irá gostar deste. Steven Cholewiak postou o seu projeto no site http://semifluid.com/, onde utilizou o PIC18F2550 e um LCD128x64 e fez um osciloscópio portátil. A partir do pino analógico do microcontrolador (AN0) o microcontrolador trata o dado e este é enviado ao LCD, montando assim a forma de onda. Steven ainda utilizou o Tiny PIC Bootloader para atualização do programa.
Confira este projeto em http://semifluid.com/2006/08/21/pic18f2550-ks0108-glcd-text-test/

LCD 128x64 PIC

quinta-feira, 22 de março de 2012

Nota de aplicação: amplificadores operacionais para todos

Os amplificadores operacionais nos ajudam e muito no dia a dia, em vários circuitos, como linearização de sensores, implementação de filtros, amplificadores de tensão, conversores e inúmeros circuitos úteis (não se esqueçam que o microcontrolador sosinho não faz milagre!).
A Texas Instruments possui um ótimo guia de desenvolvimento que podemos considerar como uma leitura obrigatória, pois tudo que precisamos tem neste guia, como circuitos, embasamento teórico dos circuitos envolvidos, dicas de layout, etc. Veja que este guia é aplicável também para microcontroladores com amplificadores operacionais ou comparadores de tensão interno.

amplificador operacional

quarta-feira, 21 de março de 2012

Faça você mesmo uma década resistiva usando chaves thumbwhell

Décadas resistivas são úteis quando precisamos ajustar algum valor de resistência em algum circuito e substituir por um valor fixo. Dependendo do tipo de década o preço é elevado. Baseado em um modelo de década resistiva da Bourns (veja no link http://www.bourns.com/data/global/pdfs/3680.pdf), o membro vtl do fórum do site EEVblog mostra como utilizar chaves thumbwhell seriada para confecção de uma década resistiva.
Baseado nesta ideia pode-se criar uma década capacitiva (veja no link http://www.electricstuff.co.uk/capbox.html), década indutiva ou até mesmo circuitos como fonte de corrente programável usando LM317 (neste caso use chave thumbwhell bcd - veja figura abaixo).
década resistiva
Confira esta década resistiva no link http://www.eevblog.com/forum/projects-designs-and-technical-stuff/diy-cheap-resistor-decade-substitution-box/?PHPSESSID=e745048f832876d9346d1a15c3e27c91

década resistiva

terça-feira, 20 de março de 2012

Referência de tensão (ou conversor digital analógico) ajustado via PWM

Muitas vezes precisamos de implementar conversores digital analógico (R2R, PWM com filtro passa baixa, etc.) ou até mesmo usar algum conversor dedicado para ligar o microcontrolador em algum circuito auxiliar, como reprodução de áudio. De uma forma geral, quando usamos um conversor digital a saída somente apresenta valores positivos de tensão. E se precisarmos de variações de tensão positivas e negativas? Podemos usar circuitos com amplificadores operacionais, por exemplo, mas Rick Mally, em um artigo escrito no site Electronic Design mostra uma forma simples e barato de fazer um conversor digital analógico, com variação de tensão positiva e negativa, utilizando PWM vindo do microcontrolador e um regulador de tensão TL431.
Confira este artigo em http://electronicdesign.com/article/analog-and-mixed-signal/Simple-Circuit-Turns-PWM-Into-A-Digitally-Adjustable-Precision-Reference

referência de tensão


segunda-feira, 19 de março de 2012

Nota de aplicação: comparação entre potenciômetros digitais e analógicos

Potenciômetros são usados com muita frequência em vários circuitos eletrônicos. Existem vários tipos, ideais para cada tipo de aplicação. Com o passar do tempo existe um desgaste natural das partes mecânica do potenciômetro, e também pode ocorrer alteração do valor ôhmico por desgaste, umidade, etc.
Os potenciômetros digitais é uma forma de tirar proveito dos circuitos digitais, sem muitas alterações do circuito analógico. A nota de aplicação da Microchip escrita por Bonnie C. Baker compara os potenciômetros analógicos e digitais.Confira esta nota de aplicação em http://ww1.microchip.com/downloads/en/AppNotes/00219.pdf 

potenciometro digital

domingo, 18 de março de 2012

Estendendo a memória RAM de um microcontrolador PIC

Em muitos projetos com microcontroladores PIC existe uma necessidade em se ter grandes quantidades de memória RAM para guardar dados, e isso depende muito do projeto, como por exemplo, guardar dados vindo de um CODEC de áudio, do conversor AD para ser mostrado posteriormente em um LCD, etc. Claro que existem microcontroladores com farta quantidade de memória RAM, mas nem sempre estes estão disponíveis no mercado. Dilshan R Jayakody em seu wiki descreve uma forma de expandir a memória de um microcontrolador PIC usando memórias externas e funções de baixo nível escritas em linguagem C para a manipulação dos dados, que facilmente pode ser adaptadas a qualquer compilador C para microcontroladores PIC. Confira este projeto em http://elect.wikispaces.com/Extend+PIC+Microcontroller%E2%80%98s+RAM+by+without+using+EMI

RAM expander