Veja um vídeo deste VU meter em funcionamento:
Diariamente projetos, nota de aplicação, circuitos ou curiosidades do mundo da eletrônica. Projects, application notes, circuits and curiosities of electronic.
sábado, 10 de novembro de 2012
Analisador de áudio (bargraph ou VU meter) de LED com Stellaris
Analisadores de áudio (bargraph ou VU meter) são bastante útil para se fazer analise da banda passante de uma faixa de áudio e fazer as devidas correções por meio de equalizadores gráficos, ou ainda simplesmente como uma "decoração" em sua aparelhagem de som. De qualquer forma, chamam bastante a atenção. Faz tempo que os bargraph eram feitos baseados no LM3914, LM3915 ou LM3916. Hoje em dia com os microcontroladores estes instrumentos ficaram mais fáceis de serem implementados e com um custo bem menor. Jordan, um desenvolvedor de software da Texas Instruments, nas suas horas de folga trabalhou em um analisador de áudio com uma placa de avaliação Stellaris e usando um algoritmos de Transformada rápida de Fourier implementou toda a lógica necessária. Claro que o microcontrolador em questão deve ter alguns pré requisitos como conversor AD suficientemente rápido para se fazer a conversão de acordo com a faixa passante a ser analisada e um circuito mínimo analógico para tratar o sinal analógico. Confira mais detalhes deste projeto em http://euphonistihack.blogspot.com/2012/08/the-writeup.html
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sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Driver para motores brushless BLDC open source
Em muitos projetos como helicóptero, aviões, carros, modelismo onde possui controle remoto, normalmente é utilizado motores brushless DC (motores sem escova) por serem mais fáceis de se encontrar. O projeto Open-BLDC é um projeto open source de um controlador de motores brushless DC, com algumas características interessantes, como frenagem regenerativa, saída para 200 Ampères, controladas como se fosse um servo motor (com um sinal de PWM). O projeto, ainda em andamento, prevê controle pelo barramento I2C, CAN, etc. com controle de velocidade e torque. Confira mais detalhes deste projeto em http://open-bldc.org/wiki/Open-BLDC
Veja o driver em funcionamento:
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Veja o driver em funcionamento:
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Programando AVR sem programador externo
Muitas vezes o que acaba inviabilizando um desenvolvimento com microcontroladores são as ferramentas de gravação ou depuração, com preços muito altos. Até que em alguns casos o microcontrolador tem um preço atrativo, mas com ferramentas caras acaba por inviabilizando um projeto. Felizmente alguns microcontroladores como os da linha ARM da NXP possuem um bootloader gravado de fábrica, onde uma simples serial RS-232 já resolve o problema de gravação. Microcontroladores da Atmel mesmo com a maioria dos microcontroladores necessitar de um gravador externo, o protocolo de gravação é disponibilizado, mas alguns microcontroladores já não necessitam de gravador externo. BlueHash por exemplo em sua placa placa de desenvolvimento baseado no ATmega32U4, com um periférico USB e este possui o modo de programação USB DFU, que é o acesso ao bootloader gravado de fábrica e com isso pode-se programar sem um programador externo. Confira os detalhes deste processo de gravação em http://atinkerslog.blogspot.com/2012/07/how-not-to-start-programming-with-avrs.html
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quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Construindo um clássico arcade em um FPGA
As antigas máquinas de fliperama (ou arcade) da década de 70 e 80 eram feitas com microcontroladores de 8 bits, geradores de som e vídeo, memórias, etc. Apesar da complexidade de hardware, tudo funciona em perfeita harmonia. Eram quase que únicas para cada jogo. Hoje com o advento de novas tecnologias e microcontroladores mais velozes é possível que um jogo seja implementado, em muitos casos, em um único dispositivo. Agora, é possível redesenhar o hardware de uma dessas máquinas em um FPGA, emulando perfeitamente o hardware original? Sim, é possível. No site http://papilio.cc, Alex mostra uma conversão do jogo Bomb Jack (um jogo de 1984) em um FPGA. Vejam que este jogo originalmente rodava em um hardware baseado em um Z80, geradores de áudio AY-3-8192, memórias e um punhado de CIs TTL, entre outros circuitos. O resultado deste trabalho, com toda documentação e código-fonte você poderá encontrar em http://papilio.cc/index.php?n=Playground.BombJack
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terça-feira, 6 de novembro de 2012
Placar eletrônico com AVR ou PIC
Se você está procurando um projeto de um projeto de placar eletrônico para jogos como futebol, volei, basquete, etc., este projeto foi feito para você. Blark desenvolveu um projeto de placar eletrônico baseado no módulo de display de 7 segmentos, de 4 polegadas da Sure Electronics, cuja comunicação com o microcontrolador via SPI. Como é uma comunicação serial é possível a utilização de microcontroladores com poucos pinos. No caso do projeto específico tem-se duas versões: um com o ATtiny24 e outra com o PIC12F683. O único inconveniente é que a mudança do placar deve ser feita localmente. Mais informações podem ser encontradas em https://github.com/blark/Scoreboard/
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segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Upgrade de controle remoto de brinquedo para Bluetooth com Arduino
Uma atualização bastante interessante em alguns brinquedos com aqueles controles remotos baratos é a substituição do módulo por um módulo Bluetooth. Impossível? Para o Chet não. Ele utilizou um Arduino Nano para interfacear um módulo Bluetooth barato (desses Made in China) e um carrinho de controle remoto, sem a parte de RF. Já com o conjunto montado, o controle pode ser feito através de um celular com Bluetooth com um aplicativo feito em Android. Mais detalhes deste projeto você poderá encontrar em http://www.chet.ie/?p=70
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domingo, 4 de novembro de 2012
Protocolos de transferência de dados entre CIs de áudio
Já faz tempo onde projetos de áudio, tais como amplificadores, equalizadores, etc. eram puramente analógicos, onde a preocupação com a qualidade de sinal e eliminação de possíveis fontes de ruídos eram as preocupações do projetista. Hoje em vários projetos é comum a utilização de CIs de áudio, tais como encoder e decoder de MP3, conversores AD de alta resolução e velocidade, DSPs, entre outros. O mundo digital, então resolveu boa parte destes problemas. Ai fica a dúvida: quais são os tipos de transferência de dados de áudio "digitalizados" que podemos usar? Um artigo da EETimes explicita as formas de transferência de dados e aborda toda a cadeia de áudio digital em cima de vários protocolos. Confira esta matéria em http://eetimes.com/design/analog-design/4374249/Common-Inter-IC-digital-interfaces-for-audio-data-transfer?pageNumber=1
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