sábado, 2 de fevereiro de 2013

Donkey Kong mecânico com Arduino

Quem nunca jogou Donkey Kong? Desde 1981, foi um sucesso da Nintendo e também foi a primeira vez que apareceu o Mário, outro personagem famoso, e que nos dias de hoje estão presentes nos vídeo game. Martin desenvolveu uma versão do Donkey Kong mecânico, em uma plataforma feita toda com corte a laser  e as partes móveis controlada com servomotores e um Arduino para interfacear um controle de NES. Confira esta curiosa versão de Donkey Kong em http://msraynsford.blogspot.co.uk/2012/09/mechanical-donkey-kong-v1.html

Donkey Kong mecânico

Veja um vídeo do jogo em ação:


Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, ou ainda deixe uma sugestão ou crítica para deixar o Portal MCU cada vez melhor!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Programador 8051 para Linux

É comum vários tipos de programadores de microcontroladores para a plataforma Windows, e no caso dos microcontroladores com núcleo 8051 não são diferentes. Se você, usuário Linux procura algum programador para a linha 8051, este post foi feito para você. Andrew desenvolveu um programador para os microcontroladores 8051 da STC, onde a interface de programação toda em Linux. Ele usa um API que se baseia no Lua script para facilitar a interface do hardware com o software. Confira mais detalhes do projeto em http://ncrmnt.org/wp/2012/10/01/stcdude-0-1-rc1-is-here/

programador 8051 linux

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Um cartão de visitas USB com AVR

Um cartão de visitas é uma forma formal de se apresentarmos a alguém ou a empresa na qual trabalhamos. Diversos tipos de formatos e materiais podem ser utilizados no intuito melhor representar o estilo pessoal ou da empresa. Mathieu Stephan resolveu inovar no seu cartão de visitas em uma placa com um microcontrolador AVR AT90USB162 com uma memória flash externa de 16 MB, onde pode conter um currículo ou dados da empresa, e com uma proteção contra ESD. Claro que o custo de fabricação de um cartão dá para fazer vários convencionais, mas com certeza é um cartão bastante chamativo. Confira este cartão em http://www.limpkin.fr/index.php?post/2012/09/15/My-new-business-card

Cartão de visitas USB com AVR

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Face tracking com um dispositivo Android

Um projeto bastante interessante, onde um dispositivo Android pode reconhecer rostos e mantê-los focado. Dan implementou um sistema onde um telefone sistema operacional Android com o OpenCV (Open Source Computer Vision), um pacote de software capaz de identificar imagens, como a feição do rosto. Para dar o telefone o poder de seguir o desenho foi feito um suporte com peças impressas em uma impressora 3D e um par de servomotores. Uma placa IOIO se liga ao dispositivo Android, a fim de controlar os motores, que naturalmente pode ser uma outra placa como o Arduino. No lado do software do telefone Dan escreveu um código de interface de saída da interface OpenCV com a entrada do IOIO. Veja a demonstração do projeto acabado em http://trandi.wordpress.com/2012/10/13/physical-face-following-with-opencv-on-android/

face tracking Android

Veja um vídeo de demonstração do sistema:


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Firmware open source de módulo Bluetooth

Os modulos Bluetooth baseado no chipset BlueCore4 Ext são relativamente baratos e de certa forma fácil de ser encontrados em alguns sites como o www.dx.com. É um módulo bastante interessante, onde possui uma variedade de recursos, minimizando o hardware final da aplicação. Paul Sokolovsky desenvolveu um firmware open source para este módulo Bluetooth com controle de todas as funcionabilidades do módulo. Confira este firmware em http://pfalcon-oe.blogspot.com/2012/04/opensource-sensor-node-firmware-for.html

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Renascimento do Pong com o hardware original

O jogo Pong sem dúvida nenhuma é uma dos jogos que teve um grande sucesso e é conhecido até hoje. Criado pela Atari em 1972 é um jogo bidimensional que simula um jogo de tênis. Posteriormente houve diversas versões de Pong e nos dias de hoje é relativamente fácil a implementação em um microcontrolador. Agora, já pensou recriar o Pong com o hardware original de 1972? O Pong74ls recriou o jogo Pong a partir do esquemático original da Atari. Claro que é possível uma implementação com FPGA, mas neste caso foi montado usando CIs TTL e alguns componentes auxiliares. Confira o resultado final em http://imgur.com/a/TUGto/layout/blog#0

Pong original

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, ou ainda deixe uma sugestão ou crítica para deixar o Portal MCU cada vez melhor

domingo, 27 de janeiro de 2013

VU meter com matriz de LEDs bicolor e Arduino

Este projeto de VU meter com Arduino não é bem um projeto que pode ser considerado um instrumento preciso como um osciloscópio com o recurso da Transformada rápida de Fourier (FFT), mas consegue medir a intensidade sonora de uma fonte de áudio próxima. Phillip Burgess construiu um dispositivo que mede a intensidade sonora com Arduino, um microfone de eletreto e uma matriz de LEDs bicolor 8x8. Como o microcontrolador AVR do Arduino possui uma certa limitação de velocidade, foi usado uma biblioteca em Assembly para otimização das operações FFT antes do envio dos dados para a matriz de LEDs. Não deixe de conferir este projeto em http://learn.adafruit.com/piccolo/overview

VU meter com matriz de LEDs e Arduino

Veja um vídeo d o VU meter em funcionamento:


Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, ou ainda deixe uma sugestão ou crítica para deixar o Portal MCU cada vez melhor!