Diariamente projetos, nota de aplicação, circuitos ou curiosidades do mundo da eletrônica. Projects, application notes, circuits and curiosities of electronic.
sábado, 9 de março de 2013
Controle qualquer coisa com controle remoto via WEB com Arduino
É comum o uso da internet para conectar tudo com todos, ou seja, conectar qualquer objeto com tablets, PC, celulares e até mesmo a comunicação sem intervenção humana. Podemos, por exemplo, ligar a cafeteira da sua casa via WEB e ao chegar ter um café quentinho, e por ai vai. Imagine agora uma interface que pode controlar qualquer coisa via WEB, como mudar de canal da TV, monitorar um alarme residencial, ligar ou desligar aparelhos, etc.? Daniel Myers desenvolveu uma interface que pode controlar objetos via internet e servir como receptor de controle remoto para que funcione como uma extensão do mesmo, ou seja, o controle controlar qualquer coisa via WEB. Alem disso, a interface é capaz de comunicar com barramentos comuns utilizado em domótica, como X10 e um módulo XBee para que celulares próximos sejam usados como interface. Todo o gerenciamento é feito com um Arduino. Confira mais detalhes deste projeto em https://github.com/dandroid88/webmote
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sexta-feira, 8 de março de 2013
Nota de aplicação: teoria por trás dos loops de terra
Em transmissão de dados cabeado a longas distâncias, os loops de terra podem gerar problemas em potencial. Dependendo do local que este cabeamento é colocado, por mais que o cabo seja blindado e aterrado, pode-se ter problemas de tensões induzidas, interferindo-se assim na integridade dos dados enviados. Este efeito é encontrado em diversos meios físicos, como RS-232, RS-485, CAN, etc. Em aplicações médicas de medição, em geral, é mais problemático ainda, pois uma tensão induzida, por menor que seja, pode matar uma pessoa, se o equipamento estiver ligado diretamente no corpo, como eletroencefalograma. A nota de aplicação MS-2256 da Analog Devices mostra como as tensões induzidas podem prejudicar na transferência de dados e o uso da isolação galvânica para resolver este problema. É apresentado uma solução interessante para a isolação da porta USB. Não deixe de conferir esta nota de aplicação em http://www.analog.com/static/imported-files/tech_articles/MS-2256.pdf
quinta-feira, 7 de março de 2013
Medindo a eficiência luminosa dos LEDs com AVR
Hoje é comum o uso de LEDs para substituição das lâmpadas incandescentes e fluorescentes. LEDs sem sombra de dúvidas tem muitas vantagens as lâmpadas comuns. Todavia não são todos os LEDs que são próprios para iluminação e os circuitos para estas lâmpadas LEDs são específicos, não bastando apenas ligar em uma fonte, mas é necessário o controla da corrente. Bogdan resolveu comprar algumas tiras com LEDs brancos para decoração e depois de um tempo ele percebeu que houve uma redução da intensidade luminosa. Ele resolveu construir um datalogger com um microcontrolador AVR e um sensor de intensidade luminosa, tudo montado em uma caixa para não haver interferência com a luminosidade exterior. Cerca de 700 horas de uso houve uma redução de 12% da luminosidade do LEDs. Confira este projeto em http://www.electrobob.com/led-logger/. Não deixe de conferir também a segunda versão do mesmo projeto com interface TCP-IP em http://www.electrobob.com/led-logger-v2/
quarta-feira, 6 de março de 2013
Inventando protocolos de rede para dezenas de Arduinos
Quando queremos interligar vários dispositivos podemos usar I2C, SPI, DMX512, e tantos outros existentes. Claro que alguns desses possui algumas facilidade ou dificuldades, dependendo da complexidade tando do meio físico quanto os protocolos envolvidos. Sempre achamos que é complicado implementar uma comunicação entre placas, mas o Scott resolveu criar a sua própria rede de comunicação serial com várias placas Arduino usando a UART em uma configuração pouco convencional, parecida com a configuração Daisy chain. Pode parecer estranho, mas funcionou! Confira esta configuração das placas ligadas em rede em http://geodesicsphere.blogspot.com/2012/12/daisy-chaining-serial-connections.html
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terça-feira, 5 de março de 2013
Dimmer controlado por controle remoto com PIC
O controle remoto do televisor, DVD, setup-box e de outros aparelhos podem perfeitamente ser utilizados em vários projetos, desde controlar dispositivos quanto em pequenos robôs. É uma interface barata e simples de se trabalhar. Um bom exemplo disso é o projeto do dimmer controlado por controle remoto apresentado no site http://www.ivica-novakovic.from.hr. No projeto foi utilizado um microcontrolador PIC12F629 para controlar a luminosidade da lâmpada, controlando o disparo do TRIAC, e um receptor de IR para receber o sinal do controle remoto. O mais interessante deste projeto é a possibilidade de programar as teclas do controle remoto a ser utilizado no controle. Mais informações você encontra em http://www.ivica-novakovic.from.hr/Lightdimmer-eng.htm
segunda-feira, 4 de março de 2013
Alarme automotivo GPS/GSM com Arduino e Android
Alarme automotivo é a mínima segurança que devemos ter em nossos carros, claro que alguns são mais sofisticados, outros menos, mas a função principal é o bloqueio do veículo e a monitoração da localização. Bryon e seus colegas do curso de Engenharia da Computação desenvolveram um alarme automotivo que usa um GPS Garmin e um módulo GSM e um Arduino como elemento principal de controle e gerenciamento. Funciona como alarme, mas algumas funções especiais como controle a distância do automóvel, telemetria e outros podem ser explorados. Um celular com sistema operacional Android com um aplicativo pode-se ser utilizado para controlar todas as ações deste alarme. Confira este projeto em http://www.bryonwheeler.com/2012/10/07/poor-mans-low-jack-using-arduino-and-cell-towers/
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domingo, 3 de março de 2013
Jogo da velha com CIs lógicos
O velho e bom jogo da velha que é um ótimo exercício de lógica para as matérias de engenharia de software e programação, em versão digital com CIs lógicos. Difícil? Não para o Circuitchef, onde ele montou a sua versão do jogo da velha usando um conjunto de flip-flops e portas lógicas para montar a lógica do jogo, com a indicação do ganhador. Logicamente um CPLD é suficiente para a montagem do jogo, mas usando CIs discretos é um ótimo exercício. Confira o jogo da velha digital em http://blog.circuitchef.com/2012/10/28/tic_tac_toe/
Veja um vídeo do jogo em funcionamento:
Veja um vídeo do jogo em funcionamento:
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