sábado, 6 de abril de 2013

GOduino: um Arduino compatível para robótica

Já vimos em vários posts anteriores diversos projetos com Arduino, placas compatíveis, e até mesmo projetos embarcados com o bootloader do Arduino gravado no microcontrolador, e com isso utilizar a IDE do Arduino como plataforma de desenvolvimento. Como a proposta do Arduino é que todos possam desenvolver sua aplicação, diversas pessoas com mais conhecimento em eletrônica,  desenvolvimento de PCBs, etc., estão adaptando o Arduino para suas necessidades, como fez o Techbitar que desenvolveu o GOduino, uma placa baseada no Arduino que facilita as montagens em um protoboard (breadboard), ou um pequeno chassi de robô e conta com um driver L293D para acionamento de motores DC deste chassi. Veja mais detalhes do GOduino em http://www.instructables.com/id/GOduino-III-the-breadboard-friendly-Arduino-base/?ALLSTEPS

GOduino (Arduino compatível)

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sexta-feira, 5 de abril de 2013

Variômetro: medição da variação de altitude com PIC24

O variômetro (climb ou VSI - Vertical Speed Indicator) é um instrumento aeronáutico que indica a razão de subida ou descida de uma aeronave. Se você é um piloto civil ou precisa de uma instrumentação para o seu aeromodelo, com certeza o variômetro será útil. Adrian construiu o seu próprio variômetro baseado no PIC24, que usa um sensor de pressão barométrica e um LCD Nokia. Pela variação da pressão barométrica é possível saber a razão de subida ou descida da aeronave. Claro que se utilizar este equipamento em ambientes pressurizados como ocorre os aviões comerciais não irá funcionar, mas em ambientes sem pressurização irá funcionará bem. Não deixe de conferir este projeto em http://www.tinyvar.blogspot.com

Variômetro comPIC24

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quinta-feira, 4 de abril de 2013

Aprenda Taiko com um professor microcontrolado

Taiko é um tipo de tambor japonês que é muito utilizado para tocar várias músicas oriundas do folclore local, e que de certa forma exige um certo preparo para tocar tal instrumento no ritmo adequado. Se você está procurando para aprender a arte de tocar tambores japoneses, este projeto feito por um grupo de alunos da Universidade de Cornell pode ser de grande ajuda. Eles criaram um tutor eletrônico, capaz de dizer entre hits suaves, forte, e ritmos usando um sensor piezoelétrico ligado a um microcontrolador AVR ATmega1284P. Estes dados podem ser transmitidos para o "seguidor" do tambor usando um transmissor de infravermelhos. Essas batidas podem ser usados ​​em vários modos como siga o líder, metrônomo, repita depois de mim, e tambor modo de batalha. Vamos começar os estudos? Então não deixe de conferir em http://people.ece.cornell.edu/land/courses/ece4760/FinalProjects/f2012/asj42_gs368_ln226_awh49/asj42_gs368_ln226_awh49/index.html

Taiko microcontrolado com AVR

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quarta-feira, 3 de abril de 2013

Implementação de um teclado capacitivo com PIC10F

Os teclados capacitivos são interessantes em sistemas IHM (interface homem máquina) compactos, livres de contatos mecânicos como botões. O princípio de funcionamento está associado a um oscilador montado em cima de um comparador de tensão, cujo comparador pode ser interno ao microcontrolador quando presente o periférico. Ao aproximar o dedo no teclado capacitivo, a frequência deste oscilador muda, e com uma pequena lógica de software é possível saber se a tecla foi pressionada ou não. Uma nota de aplicação da Microchip mostra o uso dos microcontroladores PIC10F na implementação do teclado capacitivo, mas outros microcontroladores podem ser utilizados. Confira esta nota de aplicação em http://ww1.microchip.com/downloads/en/AppNotes/01202B.pdf

Teclado capacitivo PIC

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terça-feira, 2 de abril de 2013

Xadrez virtual que usa luvas para mover as peças com AVR

A realidade virtual já é comum em nosso dia-a-dia. Quando saiu o filme Minority Report em 2002, muitas coisas sobre manipulação de dados e imagens usando luvas digitais, que até então era possível apenas na ficção, hoje é possível a um custo relativamente baixo. Prova disso está no desenvolvimento dos alunos da Universidade de Cornell Omeo QuddusRoland Krieger e Cameron Glass de um jogo de Xadrez usando realidade virtual para mover as peças do tabuleiro. O hardware é bastante simples, onde cada luva tem um acelerômetro e um anel de folha de cobre sobre o dedo indicador e o polegar, um ATmega1284 para monitorar ambas as luvas, como os dados de acelerômetro para mover o cursor do mouse na tela (a peça do tabuleiro) e os contatos são usados ​​para segurar ou liberar uma peça do jogo. Não deixe de conferir este projeto em http://people.ece.cornell.edu/land/courses/ece4760/FinalProjects/f2012/oaq3_cig23_rk447/oaq3_cig23_rk447/index.html

xadrez virtual com AVR

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segunda-feira, 1 de abril de 2013

Nota de aplicação: teoria de operação do Ethernet

Quando usamos hoje nos microcontroladores modernos ou kits como o Arduino, é comum a utilização do Ethernet para comunicação com a Internet, desde monitoração de dados, sensores e até mesmo ligar a cafeteira através de um servidor Web embarcado, ou seja, possibilidades infinitas. Por vezes não temos nenhuma ideia de como as informações são trafegadas, informações importantes para que a implementação Web embarcada seja de forma mais suave e tranquila. Pensando assim a Microchip disponibilizou uma nota de aplicação que explica toda a teoria de operação do Ethernet, desde protocolo até mesmo os sinais nas vias de comunicação. Apesar de focar os microcontroladores PIC, a teoria de operação é igual a qualquer microcontrolador. Então, não deixe de conferir esta nota de aplicação em http://ww1.microchip.com/downloads/en/AppNotes/01120a.pdf

TCP-IP teoria

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domingo, 31 de março de 2013

Um Arduino minimalista

O Arduino é a maneira mais fácil de se começar a desvendar o mundo da programação de sistemas embarcados, por ser uma placa relativamente fácil de se encontrar e por ter uma grande comunidade com diversos blogs, foruns, hackspaces e outros lugares. Contudo, em algumas situações o Arduino em si é caro e não se aplica em diversas situações de projetos reais e até mesmo no aprendizado. Wolf Paulus mostrou que é possível sim termos um sistema de aprendizado super barato e baseado no Arduino Uno, que é usar um microcontrolador ATmega128, um protoboard (ou breadboard) para montagens e mais nada! Claro que houve pequenas modificações para que o sistema funcione, mas abre possibilidades de se usar em qualquer placa ou projeto. Não deixe de conferir em http://wolfpaulus.com/journal/embedded/minimalarduino

Arduino minimalista

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