quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Interfaceando em aplicações 3V e 5V

Existem muitas razões para usar sistemas de 3V, pois oferecem um menor consumo de energia para aplicações móveis. Acontece que muitas vezes é que tem partes do circuito que ainda possuem a alimentação de 5V e que ao longo dos anos a tendência dos projetistas desenvolver sistemas totalmente (pelo menos a parte digital) com a tensão de 3V.
A introdução do padrão 3V como tensão de alimentação resultou em muitas atividades de design para sistemas digitais. Existe uma transição gradual de 5V a 3V, uma vez que nem sempre estão disponíveis todos os componentes necessários, ou o sistema é bastante complexo, para que 3V é introduzido, em parte de um sistema.Como um exemplo, os clientes pretendem utilizar um processador existente e comprovado, enquanto um novo ASIC, mais complexa com características adicionais podem ser feitas apenas com 3V. Ou vice-versa!
A NXP em uma nota de aplicação mostra o que deve ser feito para interfacear sistemas de 3V e 5V, sempre se preocupando com as tecnologias envolvidas. Não deixe de conferir esta nota da aplicação em http://www.nxp.com/documents/application_note/AN240.pdf


Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, ou ainda deixe uma sugestão ou crítica para deixar o Portal MCU cada vez melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário