domingo, 13 de julho de 2014

Boot pela pendrive na Raspberry Pi

Uma das coisas devemos notar quando se usa a Raspberry Pi e a questão da velocidade na qual os dados são processados. Está diretamente ligado a velocidade de processamento (que podemos modificar por meio de overclock), e no tempo de acesso aos dados que estão na mídia usada pelo sistema operacional.
Na maioria dos casos, quando usamos SD Card classe 10 podemos ter algum ganhos de velocidade, mas não muito. Para resolver este problema podemos colocar o sistema operacional em uma pendrive. Mesmo aquelas pendrives de brinde que ganhamos e fica encostado, fica mais rápido do que usar um SD Card.
Realizei alguns testes e realmente funciona!
O Nuno Pereira do blog Cria o teu Avatar! escreveu um procedimento relativamente simples onde você poderá colocar o sistema operacional Raspbian, distribuição oficial ou não, em uma pendrive.
Somente uma observação: mesmo colocando o sistema operacional na pendrive é necessário o SD Card, pois toda a informação do arranque do sistema operacional é feito primeiramente pelo SD Card!
Não deixe de conferir esta dica em http://cria-o-teu-avatar.blogspot.com/2013/07/raspberry-pi-mais-rapido-usando-um.html

Conector USB

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, ou ainda deixe uma sugestão ou crítica para deixar o Portal MCU cada vez melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário